Os vidros de controle solar ou vidros refletivos são a resposta para as crescentes exigências do universo arquitetônico por cumprir metas de conforto, eficiência energética, sustentabilidade e estética. Um País tropical como o Brasil é submetido à intensidade dos raios solares na maior parte do ano, na maioria das cidades. Para amenizar as altas temperaturas, o ar condicionado entra em ação, um equipamento de alto consumo de energia. Neste contexto, os vidros de controle solar têm importante papel janelas, fachadas e coberturas para equilibrar as temperaturas sem deixar de usufruir da iluminação solar.
Os vidros de controle solar são vidros especiais com funcionalidades que agregam valor a um projeto e valorizam o trabalho de um vidraceiro que sabe oferecer algo além de um vidro comum focado apenas na estética.
Esse tipo de vidro contribui para o conforto térmico dos ambientes e, apesar de apresentar um custo maior do que o vidro comum, o retorno do investimento é recuperado entre dois e três anos com a queda no consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado e à priorização da iluminação natural.